Página Inicial » Transportes » Transporte de carga: TUDO que você precisa saber antes de contratar

Transporte de carga: TUDO que você precisa saber antes de contratar

Descubra agora mesmo quais o pontos em que você deve ter atenção para não errar na hora de contratar empresas de transporte de carga.

Seja no transporte de pequenas cargas ou nos tipos de transportes de cargas mais específica, é preciso realizar a contratação de uma empresa de transporte de carga de confiança.

Afinal, você não quer colocar sua mercadoria, materiais de trabalho ou até mesmo mobílias em riscos com serviços irregulares e sem certificação, não é mesmo?

Ao pesquisar por empresas transportadoras de cargas, então, se faz necessário ficar atento a diversos pontos para garantir a segurança da sua entrega.

Do caminhão de carga pesada ao frete de cargas residenciais, neste conteúdo você encontra tudo que precisa saber sobre o assunto.

  • Quais são os tipos de transporte de cargas
  • Como funciona o processo de frete de cargas
  • 7 dicas para contratar empresas transportadoras de cargas
  • Conheça a Sai Transportes

Quais são os tipos de transporte de cargas

Para diferentes tipos de cargas, existem diferentes tipos de transportes. Ter conhecimento sobre eles é essencial para que você entenda qual é a sua real necessidade e o que você deve procurar na hora de escolher uma empresa.

Além disso, esses diferentes tipos de transporte de cargas podem exigir diferentes certificações e regularizações para serem executados.

Transporte de mudanças

Seja do tipo comercial ou residencial, você provavelmente já precisou desse tipo de serviço. Como o próprio nome já diz, ele é utilizado para realizar mudanças de mobiliário ou eletroeletrônicos de um lugar ao outro.

Dentro dos tipos de transporte de cargas, esse é o único onde o destinatário costuma ser o próprio remetente. Porém, isso não é motivo para que a escolha de um serviço de transporte seja menos criteriosa.

É possível encontrar diversas ofertas de sites de cargas e fretes atuando nesse tipo de trabalho, por isso lembre-se sempre de estudar muito bem as opções.

Por exemplo, é ideal que a empresa contratada também ofereça içamento e movimentação de cargas, para caso você tenha móveis grande e pesados para serem entregues em um apartamento.

Transporte de encomendas

Esse é o mais comum entre os tipos de transporte de cargas, principalmente por não necessitar de caminhão de carga pesada.

O formato desse tipo de serviço é bastante simples, a empresa recolhe a carga em um local e leva ela até o destino definido.

Dentro desse serviço, você pode definir prazos, condições e até rotas de entrega para garantir que sua necessidade seja suprida.

Transporte de carga completa

Algumas empresas com altas demandas de transporte ou ainda com cargas de exigências particulares, como cargas de risco, precisam optar pelo modelo de transporte de carga completa.

Isso acontece porque nessa modalidade todo o veículo, mesmo que não tenha sua capacidade completamente preenchida, é dedicado a uma única carga específica.

Nesse tipo de transporte, o custo costuma ser mais caro que outras opções, porém existe maior segurança garantida na carga.

Transporte de carga fracionada

Por outro lado, se você não precisa de caminhão de carga pesada inteiro dedicado, o transporte de carga fracionada é uma opção mais barata e prática.

Bastante comum entre os tipos de transporte de carga, nesse serviço sua carga divide espaço com outras, reduzindo custo e aumentando a velocidade de entrega. 

Transporte de carga perigosa

Sendo um dos tipos de transporte de cargas mais específicos, o transporte de carga perigosa está condicionado a uma série de regulações e exigências específicas.

Afinal, como a palavra “perigosa” já diz por si só, esse serviço demanda uma série de cuidados adicionais para prevenir qualquer ocorrência de prejuízo ao ambiente ou à sociedade.

Por esse motivo, quem busca por esse tipo de transporte de carga precisa ter atenção redobrada na hora de contratar, verificando certificações e conhecendo as normas de regularização.

Transporte de carga frigorífica

Sendo bastante usual na indústria alimentícia, o transporte de carga frigorífica está ligado a cargas que exigem certas condições de temperatura e umidade específicas.

Isso porque, esse tipo de carga pode ser danificada de diversas formas quando essas condições não existem em seu transporte, fazendo com que quem contratou o serviço enfrente prejuízos.

Além disso, por se tratar normalmente de alimentos, os veículos destinados a esse tipo de transporte e os profissionais envolvidos precisam seguir diversas regras sanitárias, higienizando as parte internas do veículo e os demais instrumentos de trabalho.

Cargas de grande porte

Por vezes, também pode existir a demanda de cargas com proporções grandes de tamanho, altura e peso. Sejam maquinários industriais, veículos ou até mesmo edificações.

Quem precisa transportar esse tipo de carga precisa recorrer a serviços que ofereçam caminhão de carga pesada, seguindo determinações particulares dentro das leis de trânsito. 

Como funciona o processo de frete de cargas

Agora que você já conhece bem os tipos de transporte de carga, é importante que também entenda bem como funciona a dinâmica desse tipo de serviço.

O processo pode ser, de forma simplificada, dividido nas seguintes etapas:

  • Definir de necessidade;
  • Conferir a carga;
  • Criar roteiro de trajeto;
  • Controle da carga;
  • Recebimento.

Vamos entender um pouco mais sobre cada uma dessas etapas.

Definir de necessidade

O primeiro passo para realizar um serviço de transporte de carga é a realização da definição de necessidades e possibilidades entre contratante e contratado.

Neste momento, é acordado a estrutura necessária durante o serviço de transporte, o prazo da entrega, especificações e valores.

Conferir a carga

Na sequência, é preciso realizar uma conferência da carga para garantir que os produtos ou objetos transportados estão de acordo com a quantidade, condições e necessidades demandadas.

Criar roteiro de trajeto

Para garantir um bom planejamento, segurança e entrega no prazo estipulado, também deve-se definir um roteiro do caminhos e pontos de entrega pelos quais os veículos de transporte de carga devem seguir.

Controle da carga

Trazendo ainda mais tranquilidade, boas empresas, seja de grande porte ou de transporte de pequenas cargas, viabilizam o monitoramento da viagem, de forma a trazer mais segurança para quem contratou o serviço.

Recebimento

Por fim, a carga é entregue no local definido, passando por uma segunda conferência para verificar se existem danos causados ou falta de algum produto da carga.

7 dicas para contratar empresas transportadoras de cargas

Mesmo que você agora você já entenda todos os tipos de transporte de carga e seus processos, é importante que você acompanhe essas dicas únicas que não podem ser encontradas em nenhum outro site de cargas e fretes.

Procure saber sobre as empresas de transporte de carga

Faça uma pesquisa simples pelo CNPJ da empresa que deseja contratar para verificar se ela é regularizada e atende todos os critérios legais para realizar o serviço.

Pesquise referências do serviço de transporte

Vá além da internet, peça referências para conhecidos e profissionais do seu segmento de atuação. Descubra se nenhum deles enfrentou nenhum tipo de problema com a empresa de transporte de carga.

Conheça a frota das empresas de transporte nacional

A frota é a principal ferramenta de trabalho de uma transportadora. Veículos desatualizados ou em más condições podem trazer riscos para sua carga.

Sempre compare entre as opções de empresas de transporte e logística

Compare preços, prazos, frotas… verifique o mínimo detalhes de todo e qualquer site de cargas e fretes. Apenas dessa forma você pode saber se está escolhendo a melhor opção.

Conheça o processo e a tecnologia das empresas de transporte

Transportadoras que não fazem uso de sistemas de tecnologia são mais acometidas por erros e atrasos. Por isso, procure sempre saber sobre o processo interno antes de contratar.

Analise a equipe encarregada

Os profissionais encarregados pelo transporte da sua carga precisam ser de confiança e receber o treinamento adequado para lidar com seu tipo de necessidade.

Confira as verificações

Certifique-se que a empresa contrata possua certificados como ISO e ANVISA, só assim você consegue ter certeza que está contratando uma empresa de confiança.

Conheça a Sai Transportes

Aqui em nosso conteúdo, você pode aprender mais sobre diversos tipos de transporte de carga.

Além disso, falamos um pouco mais sobre como funciona o processo de um serviço de entregas de ponta a ponta.

Fechando com chave de ouro, separamos 7 dicas essenciais para você não errar na hora de escolher uma transportadora.

A Sai Transportes está há mais de 15 anos no mercado, oferecendo serviços de mudanças comerciais e residenciais, além de içamentos, embalagens e motoboys.

Cadastrada, verificada e premiada, a Sai busca atender e satisfazer todas as expectativas de seus clientes que buscam pela melhor entre as empresas de transporte.

Preencha o formulário e em breve entraremos em contato

Deixe um comentário

Open chat
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)
Oi, tudo bem? Como posso te ajudar? :)